Evangelii Gaudium

Evangelii Gaudium (em latim) ou Alegria do Evangelho (em português), é a primeira Exortação Apostólica pós-Sinodal escrita pelo Papa Francisco. Foi publicada no encerramento do Ano da Fé, no dia 24 de novembro do ano de 2013.

Como a maioria das exortações apostólicas, foi escrita após uma reunião do Sínodo dos Bispos, neste caso, a XIII Assembleia Geral Ordinária sobre A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã. , que reuniu 170 bispos do mundo inteiro em Roma em outubro de 2012[1]. O documento trata principalmente sobre a evangelização.

A exortação tem mais de 200 páginas e está dividida em cinco capítulos, além da introdução:

  1. A transformação missionária da Igreja;
  2. Na crise do compromisso comunitário;
  3. O anúncio do Evangelho;
  4. A dimensão social da Evangelização;
  5. Evangelizadores com Espírito[1].

O tema principal é o anúncio missionário do Evangelho e sua relação com a alegria cristã, mas fala também sobre a paz, a homilética, a justiça social, a família, o respeito pela criação (ecologia), o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, e o papel das mulheres na Igreja.

Também critica o consumo da sociedade capitalista, e insiste que os principais destinatários da mensagem cristã são os pobres. Acusa também o atual sistema econômico de ser injusto, baseado na tirania do mercado, a especulação financeira, a corrupção generalizada e a evasão fiscal.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search